sábado, 7 de julho de 2012

~ a odisseia do chantilly ~


Ora aqui…me confesso!...Avaliando por algumas fotos que já possa ter postado…penso que ninguém previa o que aqui vou confessar…

Ora é o seguinte…não sei...não acerto…não consigo fazer chantilly!

Eu sei…é uma futilidade..who cares right?... Secalhar devia-me preocupar mais com a politica..o estado do país…as guerras…a fome no mundo, e coisas que tal…Epah mas é que posso dizer que esta é uma questão que, no mínimo, me irrita!!! Uma pessoa abre imagens da net e vê chantillys fantásticos…pimbas ali no ponto…e depois vai para a cozinha inspirada que vai ser ali, naquele momento que o universo vai mandar energias, que o dito vai ficar no ponto…e o que é que acontece???...a treta da nata mantém-se liquida…meus queridos isto é frustração…pior!.. São anos de frustração acumulada! E logo a mim...euzinha que gosto tanto de natas! Será que o problema é meu?

Passo a explicar: uma pessoa cresce a pensar que um dia…um belo dia vai conseguir. Descobrir o segredo e nunca mais falhar…e que grande furo no balão é perceber que isso não acontece. Uma vez saí bem…as próximas 10 vezes lixo com ele!...

E depois como se não bastasse…vêm as sugestões (que eu gentilmente aceito)…mas a sério, comigo não resultam!...Para acreditarem em mim…ora a ver: 

#1 a mítica ‘as natas têm que estar fresquinhas’..meus queridos eu deixo-as dias a fio no frio...melhor eu regulo o frigórico para estar ainda mais fresco que o habitual. A sério mais tempo ali e acabavam por congelar!...o que me lembra…

#2 …’antes de bater retirar as natas do frigorífico e deixá-las 5minutos no congelador’ só para ter a certeza que estão mesmoooooo frias! – mmm done that!..not great results!

#3 ‘Ah e tal é uma questão da marca que compras!’..ora bem..eu sou sincera quando vos digo..eu já experimentei ‘quase’ todas as marcas, já variei entre marcas boas, marcas brancas…o resultado é quase sempre parecido… Pior, depois de variadas tentativas até as ‘melhores’ marcas, mais caras, conhecidas conseguem desenlaçar num período de tempo recorde! É pô-las no frio, 30m depois já tem aguadilha no fundo da taça!

#4 ‘É pôr mais açúcar até segurar!’ – mmm..e isso é quanto?..vale botar o pacote de 1kg todo la para dentro?..assim acredito..hahaha…mas a boca vai ficar a latejar de tãoooo doce…e não,  não quero ser responsável por uma tremenda dor de dentes!

#5 ‘Põe uma folhas de gelatina incolor’…verdade já experimentei! E sim resulta, pelo menos o chatilly não escorre como sopinha…mas..(há sempre um mas) preferia um chantilly que não se assemelhasse a algo gelatinoso..’call me weirdo’..

#6 ‘Bates pouco tempo as natas’..opa a sério, há dias em que já me dói o braço de segurar a batedeira!...

#7 E esta não poderia deixar de faltar ‘Tens de evitar bater essas coisas nos dias ‘especiais’ do mês!’…Se essa for a explicação…eu devo ser muito estranha e estar 365 dias por ano assim! Hahahaha

Portanto…é real quando vos digo – não há chantilly firme que saia das minhas mãos! São casos únicos, devidamente isolados, provavelmente poderiam ser casos de estudo quando tal acontece! Há de haver algum alinhamento de planetas nesses instantes… daqueles que acontecem de anos a anos, só pode! Que sussurrem..’hoje é o dia em que ela vai conseguir fazer chantilly…é o dia!’. Meus queridos..ao menos mandem um sinal nesses dias pode ser? Escuso de estar os restantes 364 dias a falhar redondamente, em invés de comer uns morangos com chantilly…acaba por ser uma sopinha de natas com morangos!

Opa a sério..é de mim? Sabem onde estou a falhar? Se alguém tiver mais teorias para eu experimentar…please BE MY GUESTS que eu ainda não me dou por vencida…e quem sabe se talvez um dia…um belo dia eu consiga fazer o chantilly perfeito, porque até á data tem sido uma verdadeira odisseia! E há tantos bolos lindos ( e seguramente deliciosos) que poderiam tornar-se realidade se a coisa começasse a correr bem…oh se podiam!..=)

(e sim…esta é a explicação detalhada de o chantilly não ser uma opção nos nossos recheios! ;) )

um dos raros momentos  - (a explicação) folha de gelatina incolor =P

2 comentários:

  1. Olá!
    Eu também era incapaz de fazer chantilly que não descambasse, portanto aqui vai um little secret:

    http://www.continente.pt/ProductDetailMain.aspx?productId=2591829&CategoryPath=12&CategoryName=&SubCategoryName=&PageIndex=1

    basta seguir as instruções da embalagem e voilá!
    Pra quem já experimentou tudo, não perde nada por experimentar mais este! ;)

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada pela dica!!! ;) não conhecia...mas quando experimentar aviso! =) beijinhos

    ResponderEliminar