sábado, 16 de junho de 2012

~a mickey affair~














Mickey e os amigos...este foi o pedido de um pequeno 'pirata' (nas palavras da mãe) para celebrar o seu 3º aniversário! O pequeno aniversariante adora o Mickey, assim fizemos uma bolinho a dar destaque a esta personagem! Mas não queriamos que ele fosse sozinho á festa, assim, na base do bolo juntamos a companhia do Donald, do Pluto, do Pateta, e claro, da Minnie!
A juntar ao bolo, fizemos também uns popcakes com esta temática, os Mickey pops! Uns apenas com a silhueta da cabeça deste famoso rato, outros com as orelhas e os míticos calções!
Mas festa que é festa também tem cupcakes....outro desafio neste tema! Assim temos uma colecção de cupcakes onde a decoração vai variando. Mantendo as cores de base - os amarelos e vermelhos - surge a silhueta da cabeça do Mickey, as suas luvas, os seus calções, e a idade que o aniversariante festejava, porque este pequeno pirata sim, era a estrela da festa!

bolo ~ 3 kgs 
massa ~ bolo de iogurte
recheio ~ mascarpone e morangos
popcakes ~ massa chocolate com chocolate de leite
cupcakes ~ de chocolate com cobertura de mascarpone e morangos, e decoração em pasta de açucar
~ informações e encomendas em homemade.cakes.rs@gmail.com ~

~ pintas brancas & rosas ~








O bolo das pintas brancas e rosas..ou um bolo muito 'girlie' como gosto de dizer! Este foi o bolo de anos encomendado por uma antiga colega que estava desejosa de provar as iguarias feitas neste cantinho! A D depositou total confiança nos meus critérios de decoração...e foi este o resultado!..Um bolo feminino, alegre e muito 'sweet' reflectindo a própria personalidade da aniversariante!
É ou não é um bolo cheio 'da pinta'?...=P

bolo ~ 2,2 kgs 
massa ~ pão de ló
recheio ~ mascarpone e morangos
~ informações e encomendas em homemade.cakes.rs@gmail.com ~

quarta-feira, 13 de junho de 2012

~bolo imaginado~

Se fosse ainda vivo, o meu avô faria hoje 78 anos. A condizer  bem com o dia de hoje, envergava o nome do santo padroeiro deste dia.
Hoje há festa. Há manjericos. há sardinha e febra. Mas bolo...não, bolo não há!
Se houvesse...não sei ao certo que massa ou recheio levaria. O meu avô era, como se costuma dizer, uma 'boa boca', gostava de tudo. Certamente me diria 'é tudo bom neta!'
Agora o que eu sei, é qual seria a decoração do bolo! Sim..nesse campo eu sabia bem o que representar!
Este meu bolo imaginado estava decidido...seria uma alegoria feliz de todos os elementos que 'eram' o meu avô. Uma alegoria ao carpinteiro orgulhoso da sua obra, ao pai, ao avô...ao homem!
Seria um bolo de dois andares...o piso superior estaria dedicado ao tema da 'casa'. Tentaria (não sei ao certo como) 'construir' uma casa em bolo. Uma construção simples, um rectângulo de massa, onde na parte superior retalhava um pouco para moldar as duas águas do telhado. Acabado este trabalho de modelagem, cobriria o bolo com as pasta de açúcar, e aí, aí sim, teria delicadeza no detalhe. Modelava o telhado com 3 pequenas janelas...representaria os dois arcos da entrada da casa. Uma reprodução muito simplificada de uma das maiores obras do meu avô, a sua casa, erguida pelas suas próprias mãos.
No bolo da base, a decoração seria mais simples. Seria uma 'plataforma' repleta de elementos tão típicos do seu dia a dia...talvez modelasse um serrote...ou uma plaina. Quiçá uns pregos doces para animar a composição...Algo que não poderia faltar...e esse sim, esse objecto estaria mesmo situado na frente do bolo...o seu tão amado realejo! ....
Na distância que separaria o bolo de cima do debaixo, bem no topo do primeiro...ler-se-ia 'Parabéns Avô'...
Este é um post sem foto.
Este é o bolo que se cria apenas na minha imaginação.

Queria assim só dizer duas coisas...em primeiro, mimem bem as pessoas enquanto cá estamos todos! Mimem-nos com beijos, com palavras, com gestos. E de vez em quando...com bolos!

Em segundo...um simples 'parabéns, estejas onde estiveres meu querido avô'.

terça-feira, 12 de junho de 2012

~ wish number....~


Era uma parede assim...exactamente assim que eu queria na minha cozinhaaaaa!!!Uma estante de alto a baixo recheada destas preciosidades...boleiras, pratos e taças lindas!!...Ohhh yes =)

segunda-feira, 11 de junho de 2012

~simply as red~


 “As coisas simples são as mais extraordinárias.”
Paulo Coelho





A simplicidade das coisas por vezes torna-as ainda mais bonitas. 
Apresento um bolo Red Velvet decorado apenas com o seu tradicional creamcheese, polvilhado com algum amor, em forma de corações...e puff..temos um bolo simples...mas tão bonito! Imaginem agora, ao cortar a primeira fatia, o contraste intenso entre o branco da cobertura e do vermelho da massa!...A simplicidade aqui veste encarnado! =)


bolo ~ 2,2 kgs 
massa ~ red velvet
recheio ~ creamcheese
~ informações e encomendas em homemade.cakes.rs@gmail.com ~

sexta-feira, 8 de junho de 2012

~ a minha Avó ~



A minha avó não é só minha avó, posso dizer que é a minha segunda mãe.
A minha avó é aquela típica avó que usa um toutiço, sempre o usou.Sempre o vi lá no alto da sua cabeça.
A minha avó sempre usou bata...tinha uma variedade delas e fazia questão por cima da sua roupa usar uma todos os dias.
A minha avó é daquelas mulheres á antiga. Daquelas que se apaixona por um homem e é com ele que fica até ao final da vida.
A minha avó teve quatro filhas (girl power!) e o gene masculino vingou-se nos netos, dando-lhe 10 rapazes e 3 netas.
A minha avó era daquelas que ajudava a criar os netos e nas férias as portas de sua casa estavam sempre abertas para nós!
Foi na casa da minha avó que me lembro das mais felizes e ternas memórias de infância.
A minha avó cozinhava todos os dias...pequeno almoço, almoço...trazia-nos o lanche enquanto víamos os bonecos na tv, e ainda arranjava o jantar.
Era com a minha ‘Zeza’ que ia apanhar ‘míscaros’ á mata, para depois se fazer um belo petisco.
Todas as sextas-feiras, religiosamente, fazia á tardinha um bolo ~ o mítico de iogurte ~ para o pequeno-almoço de sábado.
A minha avó era a vizinha que dava laranjas e limões a todos. Era da sua horta que apanhava morangos frescos para comer enquanto brincava.
No Natal os doces mais esperados eram as típicas filhoses da avó. Largas, densas, polvilhadas de açúcar e canela.
A minha avó cuidava com brio do seu jardim, especialmente dos largos canteiros recheados de hortenses, que encaminhavam para a entrada da casa.

A minha avó é uma pessoa simples. Uma pessoa carregada de valores e costumes, mas com um sentido de humor fenomenal.
A minha avó é minha. Sempre o foi, sempre será. A minha avó não é só um colo bom, é um conforto.
A minha avó é um mar de memórias. É parte de mim, uma das peças da pessoa que sou. A minha avó é um momento especial meu!

Agora que está velhota, quem a quer encher de mimo sou eu. Porque foi isso que ela tem sido para mim a vida inteira, um mimo sem fim.
A minha avó é a Hortência.







Foi com uma ternura especial que fiz este bolinho, porque iria ser o seu bolo!...Um bolo simples mas com tanto significado. 

Haa...e um bolo sem chocolate, porque a minha avó não gosta de bolo de chocolate! =)

bolo ~ 2,7 kgs 
massa ~ bolo cima:bolo de laranja
        bolo baixo: bolo iogurte
recheio ~ bolo cima: creme de manteiga
          bolo baixo: mascarpone e morango
~ informações e encomendas em homemade.cakes.rs@gmail.com ~

sexta-feira, 1 de junho de 2012

~dia feliz da criançada~


crianças deste mundo...sejam felizes neste vosso dia e sempre!...briquem...corram...sonhem...porque a infância é mesmo dos melhores tempos! ;)

~epifania de um sonho~


Acho que muitas vezes as pessoas gostam de dizer que tem sonhos…como quem gosta de ter bibelots na prateleira. Para dizerem que têm! Não se mexe…ele está lá e é só isso que é preciso. As pessoas tem medo que a partir do momento em que se começa a tentar alcançar um sonho, esse deixe de o ser! Começa a ser um problema, começa a chatear, são questões para tratar…"haaa eu afinal nem gosto tanto disto assim…afinal isto chateia-me… aborrece-me".

A maioria não gosta é do trabalho. E por isso a ideia de sonho é tão sedutora…porque os sonhos são suposto serem inalcançáveis. Não darem muito trabalho mas mostrarem uma pessoa sonhadora…lutadora…uma pessoa com objectivos. Mesmo que isso não passe de uma grande tanga!

Eu tenho um sonho entre muitos que ainda se estão a definir e a mostrar.

O meu sonho passa pela culinária. O meu sonho nem sempre o foi. Começou por ser um gosto. Estendeu-se pela felicidade que me dava sempre que batia um bolo com a minha avó, ou polvilhava de açúcar e canela as filhoses que fazia. O meu sonho começou mesmo a transformar-se em sonho quando, frequentava o meu curso de arquitectura, e me questionava se não deveria estar a tirar um de culinária, pastelaria. O meu sonho confirmou-se sempre que preparava um prato, uma sobremesa, um bolo que fazia alguém feliz!... e em feedback recebia ‘tens jeito para isto!’.

O desejo para o meu sonho trouxe-me a arriscar, numa altura em que me tiraram o chão debaixo dos pés. O meu sonho fez-me questionar ‘e porque não?’…e levou-me a criar um logo com um coração, na esperança que as pessoas vissem o meu sonho e se apaixonassem por ele também.

Mimado, o meu sonho escreveu-se Homemade Cakes.

Todos os sonhos são desafios. Cabe-nos a nós questionar ‘Queremos a luta?’

Hoje, eu e o meu sonho lutamos para sermos um sonho a sério, um sonho real…bolo a bolo, doce a doce de cada vez.



Se é 'O' sonho?..é um deles certamente! Estou ansiosa de ver onde chegará...porque há 50% de hipóteses para cada lado. Mas ao menos posso dizer um dia no futuro..'tentei!'...e isso meus amigos já é mesmo qualquer coisa! =)